AS 10 ESTRATÁGIAS DE MANIPULAÇÃO ATRAVÉS DA MÍDIA...
1. A estratégia da
distração. O elemento primordial do controle social é a estratégia da
distração, que consiste em desviar a atenção do público dos problemas
importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas,
mediante a técnica do dilúvio ou inundação de contínuas distrações e de
informações insignificantes. A estratégia da distração é igualmente indispensável
para impedir que o público se interesse pelos conhecimentos essenciais, na área
da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética.
2. Criar problemas e
depois oferecer soluções. Esse método também é denominado “problema-ração-solução”.
Cria-se um problema, uma “situação” previsa para causar certa reação no público
a fim de que este seja o mandante das medidas que desejam sejam aceitas.
3. A estratégia da
gradualidade. Para fazer com que uma medida inaceitável passe a ser aceita
basta aplicá-la gradualmente, a conta-gotas, por anos consecutivos. Dessa
maneira, condições socioeconômicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram
impostas durante as décadas de 1980 e 1990.
4. A estratégia de
diferir. Outra maneira de forçar a aceitação de uma decisão impopular é a de
apresentá-la como “dolorosa e desnecessária”, obtendo a aceitação pública, no
momento, para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro
do que um sacrificio imediato.
5. Dirigir-se ao
público como se fossem menores de idade. A maior parte da publicidade dirigida
ao grande público utiliza discursos, argumentos, personagens e entonação
particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade mental, como se o
espectador fosse uma pessoa menor de idade ou portador de distúrbios mentais.
6. Utilizar o aspecto
emocional mais do que a reflexão. Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica
clássica para causar um curto circuito na análise racional e, finalmente, ao
sentido crítico dos indivíduos
7. Manter o público
na ignorância e na mediocridade. Fazer com que o público seja incapaz de
compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua
escravidão. “A qualidade da educação dada às classes sociais menos favorecidas
deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância da
ignorância que planeja entre as classes menos favorecidas e as classes mais
favorecidas seja e permaneça impossível de alcançar (ver “Armas silenciosas
para guerras tranquilas”).
8. Estimular o público a ser complacente com a mediocridade.
Levar o público a crer que é moda o fato de ser estúpido, vulgar e inculto.
9. Reforçar a autoculpabilidade. Fazer as pessoas
acreditarem que são culpadas por sua própria desgraça, devido à pouca
inteligência, por falta de capacidade ou de esforços. Assim, em vez de
rebelar-se contra o sistema econômico, o indivíduo se autodesvalida e se culpa,
o que gera um estado depressivo, cujo um dos efeitos é a inibição de sua ação.
E sem ação, não há revolução!
10. Conhecer os
indivíduos melhor do que eles mesmos se conhecem. No transcurso dosúltimos 50
anos, os avançosacelerados da ciência gerou uma brecha crescente entre os conhecimentos
do público e os possuídos e utilizados pelas elites dominantes.
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