domingo, 10 de abril de 2016

FILOSOFIA !!!!

TRECHOS DE LIVROS FILOSÓFICOS


A Essência do Cristianismo - Ludwig Feuerbach 
 
Meu primeiro pensamento foi Deus, meu segundo pensamento foi a razão, meu terceiro e último pensamento foi o homem...
Verdade é o homem e não a razão abstrata, verdade é a vida e não o pensamento que fica no papel e encontra no papel a existência que se lhe atribui...
...a consciência que o homem tem de Deus é a consciência que o homem tem de si...
Deus é o espelho do homem...
...assim como o homem pensa e quais sejam os seus princípios, tal é o seu Deus: quanto o homem vale, tanto e não mais vale o seu Deus... Tu conheces o homem pelo seu Deus e, reciprocamente, Deus pelo homem: um e outro se identificam... Deus é o íntimo revelado, a essência do homem expressa: a religião é a revelação solene dos tesouros ocultos do homem, a revelação pública dos seus segredos de amor.
...o núcleo secreto da teologia é a antropologia.
Deus é uma lágrima de amor derramada no mais profundo segredo sobre a miséria humana.

              
Epicteto - Manual - A importância da Filosofia 
 
O primeiro e mais necessário setor da filosofia lida com a aplicação dos princípios; por exemplo, "não mentir". O segundo lida com demonstrações, por exemplo, "Como é que uma pessoa não deve mentir?". O terceiro está preocupado com o estabelecimento e análise desses processos, por exemplo, "Como posso ter a certeza que isto é uma demonstração?" O que é uma demonstração, o que é consequência, o que é contradição, o que é verdade, o que é falso? Se segue então que o terceiro setor é necessário devido ao segundo setor e que o segundo se deve ao primeiro. O primeiro é a parte mais necessária e naquilo onde devemos nos apoiar. Mas nos revertemos a ordem: nos preocupamos com o terceiro e nele colocamos a totalidade da nossa preocupação enquanto que negligenciamos completamente ao primeiro. É por isso que mentimos, mas estamos sempre prontos em demonstrar que o mentir é errado.
Epicteto - Manual - A importância da Filosofia

FONTE: http://www.filosofia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário